500 DC - A Volta de Jesus
Uma das primeiras previsões catastróficas foi feito por Hipólito , um membro da Igreja de Roma. Ele calculou que a quantidade de tempo entre Adão e Cristo na Bíblia era 5.500 anos, e assumiu que Cristo retornaria no ano 6000. Isso significava que a volta de Cristo e, portanto, o apocalipse, ocorreria no ano 500 DC Ele fez esta previsão em 236 DC e foi martirizado logo depois por suas crenças.
1033 - A Volta de Jesus
O ano de 1000 DC causou algum pânico entre governantes e da nobreza, mas a maioria das pessoas eram desinformadas quando ele veio para o novo calendário juliano . Um pouco de pânico foi causado quando o papa Silvestre II previu o fim do mundo em 01 de janeiro de 1000. No entanto, nada aconteceu, então os cristãos alteraram a data para 1033 DC para dar conta da vida de Cristo. A peregrinação em massa para a cidade de Jerusalém ocorreu naquele ano, com dezenas de milhares de pessoas reunidas esperando o retorno de Cristo.
1284 - O islã e o fim do mundo
Outro Papa ligado a uma previsão do fim do mundo é falso Papa Inocêncio III. Ele via a si mesmo como o alto profeta Melquisedeque , sacerdote e rei notável mencionado na Bíblia. Ele odiava o Islã e afirmou que Muhammad foi a besta do livro bíblico do Apocalipse.
Devido a esse ódio, ele previu que o mundo acabaria em 1284, acrescentando o número do diabo (666) para o ano Islã foi fundada (618). Ele usou isso como uma desculpa para organizar uma cruzada contra as nações islâmicas.
1524 - Alinhamento planetário
Uma das primeiras peças de impressos com dados relativos ao fim do mundo vem do início de 1500 na Europa. O astrônomo Johannes Stöffler afirmou que um alinhamento planetário, na constelação de Peixes sinalizou que uma grande enchente estava chegando em 1524 Muitos astrônomos da época concordavam com suas reivindicações e panfletos foram ainda impressos e distribuídos para o público. O medo e o pânico resultante das profecias apocalípticas levaram milhares a fugir de suas casas a procura de abrigos seguros.
1666 - O ano da besta
O número da besta, mais uma vez está ligado às previsões do apocalipse, desta vez em 1666 os puritanos da época eram extremamente supersticiosos. Quando o Grande Incêndio de Londres eclodiu naquele ano , juntamente com a epidemia da peste bubônica, não foi nenhuma surpresa que as pessoas pensavam que o mundo estava chegando ao fim. Uma enorme parte da cidade foi destruída, incontáveis pessoas morreram, e muitos dos restantes perderam suas casas.
1844 - O ano do Grande Desapontamento
O ano de 1844 ficou conhecido como o "Grande Desapontamento" quando William Miller previu incorretamente a data do apocalipse. Este pregador excêntrico usou uma série de cálculos para determinar que Cristo retornaria até 21 de Março de 1844. Muitas pessoas
Crentes nas profecias de Miller venderam todos os seus bens e passaram a morar acampados em tendas esperando que as profecias se cumprissem Quando nada aconteceu, Samuel Neve determinou que os cálculos de Miller foram apenas um pouco errados os cálculos foram revistos e um nova data foi apontada 22 de Outubro de 1844. Quando nada aconteceu de novo, os "Millerites" foram ridicularizados e perseguidos por suas crenças.
1994 - O radialista que previu o apocalipse
Harold Camping, um radialista cristão que fez várias afirmações ousadas sobre a data do apocalipse. Seu primeiro pedido foi revelado em um livro publicado em 1992, que estabeleceu a data para a volta de Cristo como 06 de setembro de 1994. O livro também afirma que o fim do mundo iria finalmente ocorrer no dia 21 de maio de 2011. Quando nada aconteceu em 6 de setembro de 2011, ele revisou a data três vezes e foi provado que os cálculos de Harold não tinham nenhuma base.
2000 - A virada do milênio
Toda a polemica e especulações sobre o fim do mundo que ocorreria em 2000 começou nos últimos meses de 1999, a previsões variavam desde o fim do mundo as 00:00 do dia 1º de janeiro de 2000, até falhas no famoso computador Y2K que provocaria o caos e arruinaria a economia mundial, vários lideres religiosos vieram a publico declarar que não havia nenhum risco e que o mundo não acabaria em 2000, já por outro lado teóricos da conspiração e pessoas que afirmavam ter poderes psíquicos afirmavam que não haviam duvidas que o mundo acabaria. Claro, nada do que foi previsto aconteceu e o ano 2000 foi um ano comum.
2011 - A ultima previsão de Harold Camping
O ano de 2011 marcou a última previsão de Harold Camping, que afirmou que Cristo retornaria e terremotos iriam destruir o mundo em 21 de outubro. Quando esta data passou, Camping desculpou-se por todas as suas previsões erradas e se aposentou. No mesmo ano, também houve preocupações sobre um cometa que viajou entre a Terra e o Sol, mas os receios eram infundados.
2012 - O fim do calendário Maia
A mais atual das previsões do fim do mundo ocorreu em 2012, depois que cientistas e historiadores afirmaram publicamente para todo o mundo que o calendário maia, acabava em 2012 e que esse marcava o fim de um ciclo, não demorou muito até que teorias sobre o fim do mundo tomassem conta das redes sociais e internet e pra deixar a situação ainda mais dramática o lançamento do filme 2012 foi como jogar gasolina em um incêndio as teorias de como o mundo poderia acabar eram as mais variadas possíveis indo desde a colisão com o planeta Nibiru, a liberação de tempestades eletromagnéticas pelo Sol que destruiriam todos os sistemas de comunicação da terra e levariam a guerras, colisão com meteoros gigantes, explosões de supervulcões até novas doenças que matariam milhões e um eventual apocalipse zumbi, a situação ficou fora de controle e para evitar o panico coletivo cientistas e doutores da NASA vieram a publico explicar que não haviam indícios de que o mundo poderia acabar mas mesmo assim milhares de pessoas por todo o mundo se prepararam e quando o grande dia 21 de dezembro de 2012, passou como um dia qualquer as pessoas se deram conta que muito do panico causado serviu como uma jogada de marketing fazendo algumas empresas faturarem milhões