Fusca – O Primeiro Carro da Volkswagen (e apoiado por Hitler)

São poucos os carros que conseguem manter o sucesso por décadas e décadas a fio. Sem sombra de dúvidas, quando falamos em um veículo que teve uma história tão duradoura, lembramo-nos do Fusca. Este automóvel nasceu em 1938 e apenas deixou de ser fabricado em 2003. Em 2013, um Novo Fusca foi às concessionárias, mas, na prática, é totalmente descaracterizado de suas raízes. Assim, podemos dizer que o Fusquinha é o carro mais conhecido do Mundo, bem como o mais vendido da História.

No entanto, as curiosidades não param por aí! Sua fama está enraizada em diversos outros pontos, e você os conhecerá logo abaixo.



3 curiosidades do Volkswagen Fusca

Quando falamos em história de automóvel, o Fusca aparece na primeira posição em termos de complexidade e curiosidade. Tudo isso se deve ao contexto histórico em que ele nasceu! O período foi decisivo para que seu lançamento marcasse a história mundial. Confira as 3 curiosidades que nós separamos para você!

#1 – Fusca foi o primeiro carro da Volkswagen

Curiosamente, o Fusca nasceu antes mesmo da sua montadora. Você já pesquisou pelo significado de “Volkswagen”? Em alemão, é o mesmo que “Carro do Povo”, ou seja, o Fusca foi o mote da empresa. Na época, os carros estavam ganhando força, mas muitos deles eram caros, pois a mão-de-obra se baseava no Fordismo (Hoje, é o Toyotismo). Mesmo com a evolução rápida, ainda não era tão simples a fabricação. Assim, o Fusca surgiu para facilitar o acesso dos alemães aos automóveis!

#2 – Hitler foi o idealizador do Fusca

Alemanha. 1938. Montando o quebra-cabeça, fica claro que a pessoa responsável pela ideia e fabricação do Fusca foi o Adolf Hitler, ditador alemão. Seu objetivo era modernizar o país automobilisticamente e recuperar a economia, oferecendo mais empregos na indústria. Ele, então, financiou o nascimento do veículo, o que liga o Fusca ao Estado. Esta iniciativa acabou dando muito certo!

#3 – Fusca nasceu a partir de uma série de exigências

O Hitler não queria um carro popular qualquer. Então, enquanto idealizava a ideia, lançou uma série de exigências para que os engenheiros fizessem um carro perfeito. Por exemplo, o tamanho deveria ser ideal para caber 2 adultos e 3 crianças! Outro pedido foi que ele deveria fazer, no máximo, 13km/litro, para não consumir muito combustível. Além disso, o carro deveria manter velocidade média de 100km/h. Interessante, não? Que tal compartilhar com os amigos?


Esse artigo é uma contribuição da JR Pneus

Gallery

Most Commented

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

2014 © Planer - Responsive Blogger Magazine Theme
Planer theme by Way2themes